Noivado
É o tempo entre o namoro e o casamento.
O professor Felipe Aquino, em seu artigo O Noivado e a Igreja (2017), afirma que só se deve ficar noivo quando se decidiu que vão se casar; não há mais dúvida; se amam de verdade, (…) prontos para “fazer o outro crescer a cada dia”, amando-o, perdoando-o, compreendendo-o.
Quando um casal resolve oficializar o noivado, trata-se de uma festa simples, intimista, com poucos convidados, em que acontece um jantar, um almoço, uma recepção e até mesmo um churrasco.
Noivado é momento especial.
Este encontro gostoso entre família e amigos pode acontecer na casa de um dos noivos, mas também pode acontecer em qualquer outro lugar aconchegante conforme planejamento do buffet e do cerimonial.
Os noivos devem estar com traje elegante e confortável, de acordo com desejo e gosto de cada um. Já os convidados, podem se vestir de acordo com o dia e horário e gosto de cada um, inclusive os pais dos noivos.
Programação da Festa de Noivado
Da mesma forma que o casamento, a festa do noivado exige planejamento e organização.
A primeira coisa que os noivos devem fazer é decidir a data e o horário. Depois, com a ajuda da assessora de casamentos, é preciso definir o estilo da festa de noivado. Exemplo: será vintage, moderno, clássico, elegante ou outro estilo?
Logo após esta escolha, a lista de convidados é algo imprescindível para determinar o local e contratar fornecedores e serviços, tais como: músicos, foto, filmagem, decoração entre outros detalhes.
Dia de oficializar o noivado
A Volpe Cerimonial e Eventos propõe a seguinte sequência baseada em casamento cristão.
- Recepção dos convidados e guarda e etiquetagem de presentes.
- Entrada de alimentos e bebidas.
- Almoço ou Jantar (poderá ser somente o coquetel)
- Anúncio do noivado por da Volpe Cerimonial e Eventos.
- Ritual de Bênção com a troca das alianças: bênção de um líder religioso e dos pais.
- Brinde dos noivos.
- Corte do bolo.
- Cumprimentos e agradecimentos.
- Momento de ficar à vontade com os convidados.
O tempo ideal do noivado até a data do casamento equivale de seis meses a dois anos, porém depende de cada casal este tempo, pois ele é a referência para que o grande dia seja perfeito, sem preocupações desnecessárias.